quarta-feira, 3 de março de 2010

Finalmente seriedade, ou o risco de perder a Copa do Mundo!

Será que finalmente os nossos políticos, que sempre levaram todas as suas responsabilidades com os grandes eventos com despreparo e falta de planejamento, terão suas ações punidas por uma entidade Internaciona?

Acho que sim. Sinceramente, eu nunca acreditei que o Brasil fosse capaz de iniciar as obras de reforma ou construção dos estádios para a Copa do Mundo nos prazos estabelecidos pela Fifa.

Por que? Simples. Falta de seriedade.

O amadorismo começa no Rio de Janeiro, onde o excelente trabalho de seu governador e prefeito no sentido de conseguir a final da copa do mundo de 2014 para o Maracanã esbarra em paixões clubísticas e pressões dos cariocas, por quererem utilizar o seu estádio para os jogos da Copa Libertadores pelo Flamengo. Ora, quer amadorismo maior que este? E dito as claras, para todos os meios de comunicação, de que a obra só será iniciada em Agosto deste ano, após o último jogo da final da Libertadores? Além da falta de planejamento, são arrogantes, pré-classificando o seu clube no Torneio.

E São Paulo, cujo estádio escolhido pelo governo já foi reprovado por várias vezes pela entidade maior do futebol mundial? Pensam os dirigentes que a Fifa é administrada por amadores, que se deixam levar por palavras? Buscam fatos. E o fato é que não existe como adequar a região para o jogo de abertura da Copa do Mundo.

Então, qual seria a solução? Construir um estádio novo? Como, pois se nem um estádio para o Corinthians consegue ser construido devido a liminares, recursos ambientais, pendengas de vereadores ou politicos torcedores, que inviabilizam o projeto. Talvez só as pendengas ambientais sejam suficientes para atrasar não a obra, mas o início das mesmas. Vejam o exemplo do Rodoanel, que quando ficar pronto já estará ultrapassado. Vejam o projeto do Trem Bala, que de tantos interesses outros, poderá vir a ser um trem chumbinho, tiro de curto alcance, parando em várias estações, mais do que um simples metrô.

Outro dia soube que o estádio da Fonte Nova está iniciando suas obras, a implosão da parte superior será feita estes dias, e a demolição da parte inferior, imediatamente após as implosão. Pelo menos parece que os baianos, justo eles, sabem o que significa a palavra PRAZO DE ENTREGA.

O Ricardo Teixeira deu novo prazo para o inicio das obras, pressionado pela Fifa. Dia 3 de Maio. Ai, amigos, o prazo estará mais curto. Sim, porque o prazo para o inicio foi mudado pela nossa querida CBF, mas o de entrega, NÃO!

É, e dizemos que muita coisa está mudando neste país. Este é um ano de eleições. A maior parte deste projeto chamado Copa do Mundo 2014 será implantado com dinheiros de cofres públicos, ou alguém duvida disso? Então, grana não deverá faltar.. afinal, logo atras vem os votos.

Que tal aproveitar?

Mas o convite sério é: aproveitem esta chance de serem mais profissionais, menos amadores, mais empreendedores, deixarem as paixões clubísticas e regionais de lado, largar o orgulho uma vez na vida, e colocar a mão na MASSA.

Sim, poiis a massa de torcedores brasileiros irá cobrar essa incapacidade administrativa em 2012, quando não tivermos nada pronto no prazo exigido pela Fifa. Sermos nós, os brasileiros, o patinho feio das copas do mundo no quesito ORGANIZAÇÃO e HARMONIA?

Até agora, só vi fazendo bonito a COMISSÃO DE FRENTE.

Purcino

Nenhum comentário:

Postar um comentário