terça-feira, 17 de novembro de 2009

O valor da Amizade

A amizade assinala o mais alto ponto de perfeição da sociedade.
Nas relações entre pais e filhos é mais o respeito que domina.
Nao podem os filhos dar conselhos ou formular censuras a seus pais,
o que é entretanto uma das primeiras obrigações da amizade.
Michel de Montaigne (1533 - 1592)
Em busca de uma vida tranquila, cheia de ternura e amor, os homens normalmente vão em busca de gurus, sábios, líderes motivacionais e até de livros de auto-ajuda, quando seria mais fácil buscar os seus verdadeiros AMIGOS.
Segundo Tara Parker-Pope, colunista de saúde do jornal The New York Times, as pessoas começam a perceber a influência da amizade e dos círculos sociais na mente e no corpo.
As reações dos sentimentos das pessoas, refletidos em suas feições faciais, em seus olhares, em suas ações diárias, podem muito bem mostrar se um determinado individuo tem um bom circulo de amizade ou não.
O número máximo que um cérebro normalmente pode registrar como ideal para um círculo de amizade não passa de 150, segundo Dunhar e sua teoria do social brain, segundo Dunhar. Quanto maior o grupo, mais informações precisam ser processadoas pelo cérebro. Sendo assim, a capacidade de processamento do cérebro também limitaria o tamanho do circulo social. Esse limite de 150 pessoas é algo ínfimo em tempos de redes sociais via internet.
Portanto, ao analisarmos uma pessoa para o cargo que for, devemos buscar meios de medir sua capacidade de fazer amigos, de ser amigo, de doar sua amizade, para evitar ter entre nossos colaboradores pessoas frias e sem coração, que não pensam além do seu bem estar e do seu beneficio individual.
(material extraido da reportagem Amigo faz bem para a saúde, editado pela revista Semana, da Editora Abril, edição 85, ano 3, de 30 de abril de 2009, reportagem de capa.).
Purcino

Nenhum comentário:

Postar um comentário