segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

O poder da escolha

Quando falamos de escolhas alguns podem achar que ter que escolher o bem é uma obrigação ou uma restrição. Estou seguro que não é. Muitas vezes pensamos que as oportunidades de escolha são pequenas, o que não é realidade. As opções ficam menores depois que decidimos o que fazer.

Vejamos um exemplo que foi citado pela Sra. Bianca Martins durante seu discurso em nossa Igreja no dia de ontem:

Bianca disse: Optar por algo que está diante de nós não é obrigação. Vejam o exemplo:
Caminhando pela praia, você encontra um cartaz dizendo:
PERIGO! REDEMOINHO! PROIBIDO NADAR!

Podemos achar que esse aviso trata-se de uma restrição. Será?!!!

Verifique que mesmo com estes dizeres, você terá várias opções para o seu momento de lazer. Você poderá optar por ir nadar em outro lugar, caminhar pela praia, apanhar conchas, conversar com seus amigos ou familiares sentado sob o seu guarda-sol, entre outras tantas opções disponíveis na praia.

Você é livre inclusive para optar por não respeitar o aviso e nadar no local proibido e perigoso. Caso essa tenha sido sua opção, você corre o risco de ser apanhado pelo redemoinho e até afogar-se.

Ai sim, neste caso, você causou as restrições de ter várias opções. Você diminuiu suas possibilidades de opções. Você causou o problema que surgiu a sua frente.

As suas opções passam a ser: Nadar e sair ileso; Ser pego pelo redemoinho e ter que pedir ajuda; Ser pego pelo redemoinho e não conseguir salvar-se. Como você viu, as opções ficam cada vez mais restritas, dependendo do tipo de decisão que tomamos em tudo o que vamos fazer ou realizar em nossa vida.

Pense nisso, reflita, tome suas decisões sempre com o seu coração e de acordo a sua consciência. O coração nos dirá o que é certo pela nossa Fé, enquanto a consciência nos dirá qual, dentre todas, é a mais correta.

Saiba discernir o correto para você e para os seus, de modo a tornar-se digno da orientação divina, pois só desta maneira poderemos nos tornar livres para sempre, distinguindo o bem do mal, agir por você mesmo e não para receber elogios, puras palavras que se vão com o vento.

Purcino

Crédito: Adaptação do discurso da Irmã Bianca Martins durante cerimônia da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias - ala Costa e Silva - 10 de Janeiro de 2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário